terça-feira, 24 de agosto de 2010

Meio Ambiente e o Trânsito

Preservar o meio ambiente é responsabilidade de todos e a valorização das questões ambientais tem alterado as relações de toda a sociedade e, particularmente, as relações das organizações empresariais com o meio ambiente.
 
Dentre as piores questões ambientais urbanas no Brasil, destaca-se a poluição atmosférica. Os problemas ambientais gerados pela poluição do ar nas grandes cidades brasileiras são as fontes industriais e as veiculares. Sendo que a principal fonte de poluição atmosférica ainda é o monóxido de carbono produzido pela frota de veículos, cujo crescimento resultou do desenvolvimento da indústria automobilística. O monóxido de carbono emitido por veículos leves é responsável por 68,4% total desta fonte. Os veículos pesados contribuem com 28,6%, os processos industriais com 2,2% e a queima de lixo com 2,6%.. Os problemas ambientais gerados pela atividade industrial decorrem dos efeitos de seus poluentes. Para que haja integração entre trânsito e meio ambiente é muito importante o desenvolvimento de termos ambientais como “humanização no trânsito”, que levem à observação e ao registro dos elementos que compõem o meio ambiente, possibilitando diagnosticar os problemas causados pelo comportamento inadequado do homem, principalmente no ambiente urbano e apontar medidas práticas para solução dos problemas diagnosticados.
 
Conseqüências causados pela relação trânsito e meio ambiente
Poluição atmosférica, visual, sonora e de gases poluentes. 
Erosão (resultante do mau planejamento de estradas).

Curiosidades

Geral

  • Para um carro numa batida a 65 Km/h os passageiros sofrem um impacto equivalente a 820 Kg.

  • Mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos. São mais de 80 pessoas por dia ou 1 a cada 18 min.

  • No Brasil anualmente morrem mais de 6 mil pessoas atropeladas e ocorrem mais de 300 mil acidentes.

  • No Japão a multa por dirigir falando no celular é de 90 dólares, na Espanha é de 100 dólares e em Cingapura chega a 600 dólares mais a suspensão da Carteira de Habilitação por 6 meses.

  • Para um carro bater num objeto fixo a uma velocidade de 60Km/h, equivale a cair de um prédio de 4 andares (numa altura de aproximadamente 14 metros?

  • Se a velocidade for de 80 Km/h, o impacto equivale ao de uma queda livre de 25 metros?

  • Uma pessoa adulta só consegue suportar um peso que seja, no máximo, 3 vezes superior ao seu próprio peso?

  • Mesmo que um veículo esteja numa velocidade de 20 Km/h, o impacto sob um objeto fixo resulta numa força superior a até 15 vezes ao peso da pessoa? Daí resultam os graves ferimentos, que em muitos casos, podem ser fatais.

  • Quando dois veículos a 25 Km/h se chocam, as velocidades se somam-se, resultando num impacto correspondente a 50 Km/h?

  • 40% das mortes em acidentes são causadas por choque em para-brisas ou o painel de instrumentos?

  • 30% das lesões fatais em colisões foram causadas porque a vítima bateu contra o volante?

  • Uma em cada 5 lesões aconteceu porque pessoas dentro do veículo bateram-se umas contra as outras?

  • 8 em cada 10 pessoas que não usavam cinto de segurança morreram em acidentes com pelo menos um dos veículos a menos de 20 Km/h?

  • Os cintos de segurança são desenvolvidos tendo por base o indivíduo adulto? Por isto, não devem ser usados por crianças com menos de 1,40m de altura.

  • Corpo humano tem pouca resistência ao impacto. Um pedestre atropelado por um automóvel trafegando a 30Km/h tem 95% de chance de sobreviver; a 40Km/h tem 85%; a 50Km/h tem 55% e a 60Km/h tem 30% de chance de sobreviver.

  • Café forte, banho frio e “tomar ar” não protegem a vida de um motorista alcoolizado, e que em alguns países não existe um mínimo tolerado, lá a tolerância é zero e com a suspensão definitiva da habilitação.

  • Em uma colisão a 60 km/h, o peso é multiplicado por 50, uma mala de 7kg atinge 350 kg, um cachorro de 10kg atinge 500kg, uma criança de 20kg atinge 1.000kg, peso de um urso, uma mulher de 50kg atinge 2.500kg, peso de um rinoceronte, e um homem de 70kg atinge 3.500 kg, peso de um hipopótamo.

  • Se um adulto levar uma criança no colo quando o carro está em movimento, no caso de acidente ambos são projetados para a frente e o adulto espreme a criança contra o banco dianteiro ou contra o painel, ferindo-a gravemente?

  • Cerca de 75% dos acidentes ocorrem num raio de 30 Km da residência do motorista?

  • Que se você estiver sem cinto de segurança, a força dos braços só é eficaz para evitar que você se machuque dentro do carro se ele estiver a 10Km/h?

  • Que se o veículo estiver a 40 Km/h o motorista sem cinto de segurança pode ser atirado violentamente contra o pára-brisas ou arremessado para fora do carro?

  • Que o acidente de trânsito é o segundo maior problema de saúde pública do Brasil, perdendo apenas para a desnutrição.

  • Que o trânsito é a terceira causa de morte do país ficando atrás apenas das doenças do coração e do câncer.

  • Mais de 50% dos leitos em hospitais são ocupados por vitimas de acidente de trânsito.

  • Para cada pessoa que morre no trânsito, duas ficam inválidas e sete ficam com sequelas.

  • Que existe uma associação brasileira que luta pelos direitos dos pedestres? ABRASPE (Associação Brasileira dos Pedestres)

  • Na maioria dos atropelamentos o pedestre é arremessado para o alto e rola por cima do capô

  • Que 35% da população do país se locomove a pé, 32% utilizam o transporte público, 28% locomovem-se de carro, 3% de bicicleta e 2% utilizam a motocicleta.

  • Que o uso de equipamento de segurança, como bebê-conforto, cadeirinhas, booster e cintos de segurança de três pontos, reduzem em 70% os riscos de mortes e lesões graves em crianças num acidente de trânsito?

  • Que a cada 4.9 minutos é registrado um acidente em rodovias federais? Que uma pessoa perde a vida a cada 84 minutos e uma pessoa é ferida a cada 8.8 minutos?

  • Que em um acidente a parte do corpo com maior risco de se ter uma lesão é a cabeça, com 75% de probabilidade?

  • Que mais de 50% dos acidentes são causados por motoristas alcoolizados.


Você sabia?

  • Para uma criança de 14 kg, uma colisão a 50 km/h equivale a ser jogada do 2° andar de um prédio.

  • Num acidente, se a criança estiver sem cinto de segurança, ela é arremessada contra o pára-brisa podendo sofrer traumatismo craniano e lesão na medula que causam tetraplegia?

  • Que uma criança de 22Kg, dentro de carro, que esteja correndo a 50Km/h se não estiver usando cadeira de segurança, ela atinge o pára-brisa com um peso igual a 1 tonelada?

  • Duas crianças não podem dividir o mesmo cinto de segurança pois num caso de colisão, o impacto pode fazer uma delas esmagar a outra?

  • Que crianças só podem ir no banco da frente após os 10 anos de idade?

  • Que em 2004, no Paraná, 92 crianças entre 0 e 12 anos morreram em acidentes de trânsito e em 2005 foram 85 crianças?

Pessoas Idosas

  • Em carros com 2 portas, idosos devem ir na frente. Caso tenha 4 portas, ir atrás. Sempre com o cinto de segurança.

Grávidas

  • Mulheres esperando bebês devem sempre usar o cinto de segurança, mas este não pode ser colocado sobre a barriga, de modo a não pressionar o bebê.

Animais

  • Leve-os em caixas específicas, atadas ao cinto de segurança no banco de trás.
  • Para cachorros já existe cinto de segurança específico.

Celular

  • Que o uso do celular enquanto dirige é quase tão perigoso quanto uma pessoa alcoolizada no volante. Pesquisas revelam que o celular causa uma cegueira periférica, que é uma variação da chamada cegueira da falta de atenção. Pesquisadores da Universidade de Utah nos Estados Unidos mostraram que aliar celular e direção quadruplica o risco de acidente. O mais interessante é que dos pesquisados todos disseram que não sentiram diferença na sua maneira de dirigir, entretanto não lembravam do trecho percorrido no percurso em que foram acompanhados.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Trânsito no Meio Ambiente






Preservar o meio ambiente é responsabilidade de todos nós sejamos adultos ou jovens.Alias a valorização das questões ambientais tem alterado as relações de toda a sociedade.



Moramos em um país em que as piores questões ambientais urbanas é a poluição atmosférica que são fonte das industria e dos veículos,lembrando que a principal fonte de poluição atmosférica ainda é o monóxido de carbono produzida pela frota de veículos.Para que haja integração entre o trânsito e o meio ambiente é muito importante para o termo de desenvolvimento ambientais.



Entre os problemas causados pela relação inconseqüente entre o veículos automotores e o meio ambiente estão







-A poluição atmosférica,das águas,do solo,visual,sonora.



-Superaquecimento do planeta.



-Buraco na camada de ozônio.



-Contaminação da água potável .



-Contaminação das águas dos mares e oceanos.



-Erosão



-Incêndios devastadores



-Enchentes nas cidades



-Mortes de animais Silvestres

 
                                                                                                            Igor de Sousa

Sobre o Trânsito



 Diariamente 82 pessoas  perdem a vida em acidentes de trânsito;  Segundo dados fornecidos pelo Detran mais de 30 mil pessoas morrem por ano, equivalente a 1 morte a cada 18 minutos ! 
Homens jovens são a maioria das vítimas destes acidentes, entre 15 e 24 anos .
 Causas mais comuns de acidentes de trânsito :
 velocidade excessiva , dirigir sob efeito de alcóol e drogas, distância insuficiente em relação ao veículo dianteiro, desrespeito à sinalização  entre outros .

Velocidade Moderada






O trânsito de veículos nas vias públicas, deve fazer-se com velocidade adequadamente moderada nos seguintes locais:
  • Na aproximação de passagens assinaladas para a travessia de peões.
  • Junto de escolas, creches, hospitais e estabelecimentos similares, quando devidamente sinalizados.
  • Nas localidades ou vias ladeadas por edifícios.
  • Na aproximação de aglomerações de pessoas ou animais.
  • Mas descidas de forte inclinação.
  • Nas curvas, cruzamentos, entroncamentos e lombas de estrada de visibilidade reduzida.
  • Onde o pavimento esteja em mau estado de conservação, molhado, enlameado ou que ofereça precárias condições de aderência ou de visibilidade.
  • Na presença de um sinal de perigo.
  • Nas pontes, túneis e passagens de nível.




As Placas de trânsito utilizadas no Brasil

Sinalização de Regulamentação 


Sinalização de Advertência 

Sinalização de Indicação 

1. Placas de Identificação • 
2. Placas de Orientação de Destino
3. Placas Educativas • 
4. Placas de Serviços Auxiliares 


Placas de Atrativos Turísticos 


Placas de Sinalização de Obras; Outras Placas 





domingo, 22 de agosto de 2010

As placas de advertência têm por finalidade alertar aos usuários da via as condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.

A forma padrão do sinal de advertência e quadrada, devendo uma das diagonais ficar na posição vertical, nas seguintes cores:

Fundo: Amarelo.
Orla Interna: Preta.
Orla Externa: Amarela.
Símbolo e/ou Legenda: Pretos.
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO: Direito e dever de todos

Considera-se trânsito a utilização das vias (ruas)
por pessoas, veículos e animais, isoladas ou em grupo,
conduzidos, para fins de circulação, parada, estacionamento
e operação de carga ou descarga. Fazem parte do trânsito o
homem, o veículo e a via. Quando andamos a pé, de bicicleta
ou até mesmo de cavalo ou carroça fazemos parte do
trânsito. Deste modo, percebe-se que o trânsito surgiu bem
antes do automóvel. Acontece, porém, que o trânsito fica
mais agitado e até difícil com a presença dos veículos. Os
automóveis surgem na história da humanidade, para resolver
problemas de locomoção e transportes e mudar
significativamente a vida das pessoas, pois eles encurtam
distâncias, facilitando as coisas, contudo trazem alguns
problemas.

Os primeiros tipos de transportes do mundo foram
movidos por animais. No ano de 1790 foi inventada a
bicicleta. No ano de 1771 começam as primeiras experiências
com automóveis que eram a vapor. No ano de 1886 o alemão
Carl Benz registra o que ficou conhecido como primeiro
automóvel do mundo, era uma espécie de triciclo.

Com os veículos surgem os acidentes de trânsito... O
primeiro atropelamento com morte, conhecido pela história,
aconteceu em 1846. Assim, a necessidade de orientar as
pessoas que andam pelas ruas sempre foi importante, pois
deveriam ser criadas as leis para organizar o trânsito e
evitar os acidentes.

O primeiro automóvel do Brasil pertenceu a Henrique
Santos Dumont, irmão de Alberto Santos Dumont (inventor do
avião), mas ele não era visto pelas ruas, pois dizem que
foi comprado para fins de estudo. O segundo automóvel foi
do jornalista José do Patrocínio. Ele convidou o poeta
Olavo Bilac para um passeio e saiu pelas ruas “espalhando
pânico” entre os moradores. José confiou o volante ao amigo
e ele bateu em uma árvore, deslizando por um barranco, nada
muito grave, acontecendo aí o primeiro acidente de trânsito
com automóvel do país.

Como se pode notar os acidentes são comuns, porém
mudam a vida das pessoas, por isso foram criadas as
legislações de trânsito, que são as normas que disciplinam
as atividades que envolvem o trânsito. Todos têm direitos e
deveres no trânsito, inclusive os pedestres. Atualmente o
trânsito é regido pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro.
A lei é bastante rígida, mas nem sempre é cumprida e muitos
acidentes ainda acontecem. A Organização Mundial de Saúde –
OMS e as pesquisas comprovam que o trânsito é uma das
maiores causas de mortes no mundo e no Brasil. Isso
acontece principalmente por causa da imprudência e
distração das pessoas. É comum vermos motoristas dirigindo
alcoolizados e andando em alta velocidade, o que é
proibido. Os pedestres não respeitam faixas e semáforos. Os
motoqueiros, ciclistas e carroceiros também desrespeitam as
normas. Desta forma, todos acabam contribuindo para um
trânsito problemático.

A segurança no trânsito é direito de todos, mas para
isso as pessoas devem colaborar! Os motoristas devem seguir
as normas da legislação e as pessoas devem andar nas ruas
com atenção e sempre que estiverem em locais movimentados
observar a sinalização, atravessando nos locais onde houver
faixas de pedestres e semáforos. Muitas são as vítimas da
violência no trânsito. Você certamente conhece, conheceu ou
ouviu falar de alguém. O trânsito só será melhor quando as
pessoas se conscientizarem da importância da educação no
trânsito e passarem a contribuir de maneira significativa
na construção de um trânsito mais humano e cidadão.
TEMAS IMPORTANTES :

Cinto de Segurança

Protege a vida e diminui as conseqüências dos acidentes de trânsito sob o corpo humano, impede também que soframos impactos com partes internas do veículo e também não somos arremessados para fora dele.


Cadeiras de segurança para crianças

O cinto de segurança é desenvolvido para o adulto, com no mínimo 1,45m de altura, portanto não são dispositivos de segurança para as crianças, daí a existência das cadeiras de segurança cujo objetivo é mantê-las seguramente fixas no banco do veículo, e reduzir a incidência e gravidade que a força do impacto gera no corpo humano em colisões, freadas bruscas e violentas, capotamentos, etc. A eficiência está na qualidade das cadeirinhas, que devem ser aferidas de acordo com as normas técnicas regidas em nosso país, possuírem selo de qualidade do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, e estarem corretamente presas ao banco do veículo pelo cinto de segurança, seguindo as instruções do manual da cadeira de segurança. Quando importadas, o manual de instruções deve ser traduzido para o nosso idioma, isto é lei.

Importante saber também que não é seguro utilizar uma cadeira de segurança que já tenha sido envolvida em um acidente.

A criança deve ser atada ao sistema de fitas de contenção da cadeira, sem estar envolvida por mantas, cobertores, roupas grossas nem em cima de almofadas. Se estiver frio devemos colocar mantas ou cobertores por cima, depois que ela estiver corretamente atada a cadeira.


Air bag

É uma bolsa inflável, com gás Nitrogênio (inofensivo para o ser humano), possui dupla capa de nylon emborrachada e kevlar, que automaticamente se enche de gás no momento do impacto. Sistema de proteção passiva em veículos automotores que melhora a proteção dos condutores e passageiros, instalado no campartimento de direção, no painel acima do porta luvas e atrás dos bancos dianteiros. Para as colisões laterais existe o air bag lateral, instalado junto as portas.

Este dispositivo é eficaz na redução das lesões e mortalidade, impede que as pessoas colidam contra os componentes internos do habitáculo e umas contras as outras. Distribui a força do impacto por toda a extenção dos coxins de gás, reduz o risco de lesões causadas por partículas de vidro, diminui as possibilidades de traumas na coluna, que podem esmagar ou seccionar a medula, etc.


Direção Defensiva - Introdução

"Direção Defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

Por que praticar a direção defensiva ?

Pesquisas realizadas em todo o mundo, sobre acidentes de trânsito, apresentaram a seguinte estatística:

Apenas 6 % dos acidentes de trânsito têm como causa os problemas da via;
30 % dos acidentes têm origem em problemas mecânicos;
A maioria dos acidentes, (64%) têm como causa, problemas com o condutor.
Dentre os principais Problemas com o Condutor temos:

Conduzir sob o efeito de álcool ou outra substância entorpecente;
Imprudência - trafegar em velocidade inadequada;
Imperícia - inexperiência ou falta de conhecimento do local;
Negligência - falta de atenção, falha de observação.

O Condutor defensivo é aquele que adota um procedimento preventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade. O condutor defensivo não dirige apenas, pois está sempre pensando em segurança, pensando sempre em prevenir acidentes. independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes.
O Condutor defensivo é aquele que tem uma postura pacífica, consciência pessoal e de coletividade, tem humildade e autocrítica.


Não esqueça:
"Acidente evitável" é aquele em que você deixou de fazer tudo o que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.
A "Direção Defensiva" é indispensável no aperfeiçoamento de condutores. Trata-se de uma forma de praticar, no uso de seu veículo, uma maneira de dirigir mais segura, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito, apesar das condições adversas.



Primeiros Socorros - Ferimentos Leves

Em caso de ferimentos leves (de pequenas proporções), proceda da seguinte maneira:
Limpe o ferimento com água corrente;
Não limpe ou coloque panos usados, pois poderão estar sujos e contaminar mais o local do machucado;
Não coloque remédio, pomada, algodão ou esparadrapo no ferimento.
Procure um médico ou o serviço especializado.

Primeiros Socorros - Hemorragias
É a perda de sangue devido o rompimento de uma veia ou artéria.
Veia: vasos que conduzem o sangue com baixo teor de oxigênio de volta para o coração, cor vermelho escuro.
Artéria: vasos que conduzem o sangue do coração para todas as partes do corpo. Exemplo: artéria carótida, cor vermelho vivo. O sangue jorra ou escorre rapidamente.Cuidados com a hemorragia
Cuidados com a hemorragia
Olhar o tamanho do ferimento, se houver alguma sujeira ou algum objeto, não retirar, porque pode desencadear uma hemorragia;
O local que sangra deve ficar acima do resto do corpo, isso pode ser feito nos braços e pernas, quando não estiverem fraturados;
Usar compressas ou panos limpos, para conter a hemorragia;
Pressionar com firmeza a compressa, usando um outro pano para amarrá-la mantendo-a firme;


Primeiros Socorros - Fraturas

É o rompimento dos ossos, pode ser aberta ou fechada.
Fratura aberta: o osso se quebra e é visível, pois há o rompimento dos músculos e da pele. Também é chamada fratura exposta.
Fratura fechada: o osso quebrado não fica visível, pois o músculo e a pele não foram rompidas.
Cuidados:

Não movimentar o acidentado.
Imobilizar o local atingido usando talas, que podem ser improvisadas com papelão, bengala, tapete do automóvel, triângulo, galho de árvore ou qualquer outro objeto reto e rígido.
Não colocar o osso no lugar, porque pode ocorrer perfuração de órgãos ou rompimento de veias ou artérias.
Amarrar a tala com tiras de pano, em lugares acima e abaixo do local fraturado.
A pessoa deve ser encaminhada ao hospital.


Motorista tem Direito?!

O manual "Motorista tem Direitos !?" mostra como funciona o sistema de autuações das infrações de trânsito, de acordo com o novo Código de Trânsito Brasileiro.

Aqui você vai saber tudo. Desde o momento em que uma infração é cometida até o início do processo de suspensão do direito de dirigir.

Mais do que isso, apresenta as oportunidades de defesa e recurso, para o cidadão que se sente injustiçado por não ter praticado a infração de trânsito a ele atribuída; ou ainda, deseja justificar-se pelo erro cometido.

Esperamos que estas informações ampliem o exercício da cidadania.


Álcool

CONDUZIR VEÍCULO, SOB EFEITO DE ÁLCOOL, RESULTA EM MULTA, SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR, SENDO CONSIDERADO INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA.

CONDUZIR VEÍCULO ESTANDO COM CONCENTRAÇÃO DE ÁLCOOL POR LITRO DE SANGUE IGUAL OU SUPERIOR A 6 DECIGRAMAS, RESULTA EM DETENÇÃO DE 6 MESES A 3 ANOS, MULTA E SUSPENSÃO OU PROIBIÇÃO DO DIREITO DE DIRIGIR.

Droga psicotrópica degeneradora do Sistema Nervoso Central, que são as células nervosas.

Cada tipo desta bebida possui quantidades maiores ou menores de moléculas de álcool, isto varia de acordo com o processo de fabricação e tipo da bebida. São produzidas por processos de fermentação ou destilação, exemplos de fermentadas: cerveja, vinho, saquê, etc. De destiladas: uísque, pinga, vodka, etc.

Os efeitos em nosso organismo variam de acordo com o teor alcoólico (quantidade desta molécula na bebida), metabolismo individual, como a consumimos, predisposições individuais, etc.

O álcool degenera vários tecidos do nosso corpo, o primeiro deles são nossas células nervosas, por isto que é classificado como drogra depressora, por degenerar o Sistema Nervoso Central.

Como vimos anteriormente a molécula de álcool é a mesma em qualquer bebida alcoólica, não interessa qual o processo da fabricação, quando e como a ingerimos, cada um de nós tem uma resposta fisiológica (como o organismo vivo funciona) e psíquica diferente de outra pessoa, mesmo que ela tenha o mesmo peso e outros aspectos semelhantes aos nossos.