domingo, 22 de agosto de 2010

TEMAS IMPORTANTES :

Cinto de Segurança

Protege a vida e diminui as conseqüências dos acidentes de trânsito sob o corpo humano, impede também que soframos impactos com partes internas do veículo e também não somos arremessados para fora dele.


Cadeiras de segurança para crianças

O cinto de segurança é desenvolvido para o adulto, com no mínimo 1,45m de altura, portanto não são dispositivos de segurança para as crianças, daí a existência das cadeiras de segurança cujo objetivo é mantê-las seguramente fixas no banco do veículo, e reduzir a incidência e gravidade que a força do impacto gera no corpo humano em colisões, freadas bruscas e violentas, capotamentos, etc. A eficiência está na qualidade das cadeirinhas, que devem ser aferidas de acordo com as normas técnicas regidas em nosso país, possuírem selo de qualidade do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, e estarem corretamente presas ao banco do veículo pelo cinto de segurança, seguindo as instruções do manual da cadeira de segurança. Quando importadas, o manual de instruções deve ser traduzido para o nosso idioma, isto é lei.

Importante saber também que não é seguro utilizar uma cadeira de segurança que já tenha sido envolvida em um acidente.

A criança deve ser atada ao sistema de fitas de contenção da cadeira, sem estar envolvida por mantas, cobertores, roupas grossas nem em cima de almofadas. Se estiver frio devemos colocar mantas ou cobertores por cima, depois que ela estiver corretamente atada a cadeira.


Air bag

É uma bolsa inflável, com gás Nitrogênio (inofensivo para o ser humano), possui dupla capa de nylon emborrachada e kevlar, que automaticamente se enche de gás no momento do impacto. Sistema de proteção passiva em veículos automotores que melhora a proteção dos condutores e passageiros, instalado no campartimento de direção, no painel acima do porta luvas e atrás dos bancos dianteiros. Para as colisões laterais existe o air bag lateral, instalado junto as portas.

Este dispositivo é eficaz na redução das lesões e mortalidade, impede que as pessoas colidam contra os componentes internos do habitáculo e umas contras as outras. Distribui a força do impacto por toda a extenção dos coxins de gás, reduz o risco de lesões causadas por partículas de vidro, diminui as possibilidades de traumas na coluna, que podem esmagar ou seccionar a medula, etc.


Direção Defensiva - Introdução

"Direção Defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.

Por que praticar a direção defensiva ?

Pesquisas realizadas em todo o mundo, sobre acidentes de trânsito, apresentaram a seguinte estatística:

Apenas 6 % dos acidentes de trânsito têm como causa os problemas da via;
30 % dos acidentes têm origem em problemas mecânicos;
A maioria dos acidentes, (64%) têm como causa, problemas com o condutor.
Dentre os principais Problemas com o Condutor temos:

Conduzir sob o efeito de álcool ou outra substância entorpecente;
Imprudência - trafegar em velocidade inadequada;
Imperícia - inexperiência ou falta de conhecimento do local;
Negligência - falta de atenção, falha de observação.

O Condutor defensivo é aquele que adota um procedimento preventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade. O condutor defensivo não dirige apenas, pois está sempre pensando em segurança, pensando sempre em prevenir acidentes. independente dos fatores externos e das condições adversas que possam estar presentes.
O Condutor defensivo é aquele que tem uma postura pacífica, consciência pessoal e de coletividade, tem humildade e autocrítica.


Não esqueça:
"Acidente evitável" é aquele em que você deixou de fazer tudo o que razoavelmente poderia ter feito para evitá-lo.
A "Direção Defensiva" é indispensável no aperfeiçoamento de condutores. Trata-se de uma forma de praticar, no uso de seu veículo, uma maneira de dirigir mais segura, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito, apesar das condições adversas.



Primeiros Socorros - Ferimentos Leves

Em caso de ferimentos leves (de pequenas proporções), proceda da seguinte maneira:
Limpe o ferimento com água corrente;
Não limpe ou coloque panos usados, pois poderão estar sujos e contaminar mais o local do machucado;
Não coloque remédio, pomada, algodão ou esparadrapo no ferimento.
Procure um médico ou o serviço especializado.

Primeiros Socorros - Hemorragias
É a perda de sangue devido o rompimento de uma veia ou artéria.
Veia: vasos que conduzem o sangue com baixo teor de oxigênio de volta para o coração, cor vermelho escuro.
Artéria: vasos que conduzem o sangue do coração para todas as partes do corpo. Exemplo: artéria carótida, cor vermelho vivo. O sangue jorra ou escorre rapidamente.Cuidados com a hemorragia
Cuidados com a hemorragia
Olhar o tamanho do ferimento, se houver alguma sujeira ou algum objeto, não retirar, porque pode desencadear uma hemorragia;
O local que sangra deve ficar acima do resto do corpo, isso pode ser feito nos braços e pernas, quando não estiverem fraturados;
Usar compressas ou panos limpos, para conter a hemorragia;
Pressionar com firmeza a compressa, usando um outro pano para amarrá-la mantendo-a firme;


Primeiros Socorros - Fraturas

É o rompimento dos ossos, pode ser aberta ou fechada.
Fratura aberta: o osso se quebra e é visível, pois há o rompimento dos músculos e da pele. Também é chamada fratura exposta.
Fratura fechada: o osso quebrado não fica visível, pois o músculo e a pele não foram rompidas.
Cuidados:

Não movimentar o acidentado.
Imobilizar o local atingido usando talas, que podem ser improvisadas com papelão, bengala, tapete do automóvel, triângulo, galho de árvore ou qualquer outro objeto reto e rígido.
Não colocar o osso no lugar, porque pode ocorrer perfuração de órgãos ou rompimento de veias ou artérias.
Amarrar a tala com tiras de pano, em lugares acima e abaixo do local fraturado.
A pessoa deve ser encaminhada ao hospital.


Motorista tem Direito?!

O manual "Motorista tem Direitos !?" mostra como funciona o sistema de autuações das infrações de trânsito, de acordo com o novo Código de Trânsito Brasileiro.

Aqui você vai saber tudo. Desde o momento em que uma infração é cometida até o início do processo de suspensão do direito de dirigir.

Mais do que isso, apresenta as oportunidades de defesa e recurso, para o cidadão que se sente injustiçado por não ter praticado a infração de trânsito a ele atribuída; ou ainda, deseja justificar-se pelo erro cometido.

Esperamos que estas informações ampliem o exercício da cidadania.


Álcool

CONDUZIR VEÍCULO, SOB EFEITO DE ÁLCOOL, RESULTA EM MULTA, SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR, SENDO CONSIDERADO INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA.

CONDUZIR VEÍCULO ESTANDO COM CONCENTRAÇÃO DE ÁLCOOL POR LITRO DE SANGUE IGUAL OU SUPERIOR A 6 DECIGRAMAS, RESULTA EM DETENÇÃO DE 6 MESES A 3 ANOS, MULTA E SUSPENSÃO OU PROIBIÇÃO DO DIREITO DE DIRIGIR.

Droga psicotrópica degeneradora do Sistema Nervoso Central, que são as células nervosas.

Cada tipo desta bebida possui quantidades maiores ou menores de moléculas de álcool, isto varia de acordo com o processo de fabricação e tipo da bebida. São produzidas por processos de fermentação ou destilação, exemplos de fermentadas: cerveja, vinho, saquê, etc. De destiladas: uísque, pinga, vodka, etc.

Os efeitos em nosso organismo variam de acordo com o teor alcoólico (quantidade desta molécula na bebida), metabolismo individual, como a consumimos, predisposições individuais, etc.

O álcool degenera vários tecidos do nosso corpo, o primeiro deles são nossas células nervosas, por isto que é classificado como drogra depressora, por degenerar o Sistema Nervoso Central.

Como vimos anteriormente a molécula de álcool é a mesma em qualquer bebida alcoólica, não interessa qual o processo da fabricação, quando e como a ingerimos, cada um de nós tem uma resposta fisiológica (como o organismo vivo funciona) e psíquica diferente de outra pessoa, mesmo que ela tenha o mesmo peso e outros aspectos semelhantes aos nossos.

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